Descomplique

Dicas para “descomplicar” sua alimentação

Você já parou para pensar o quanto você pode estar enxergando obstáculos onde de fato não há? Pois é, parece que estamos vivendo numa era de muitas ansiedades e complicações, passamos os dias desejando o amanhã e às vezes esquecemos de viver o hoje e isso acaba por influenciar diretamente nos nossos hábitos de vida e na nossa alimentação!
Quando chegam ao consultório, vejo muitos anseios “quero isso, quero aquilo, preciso disso, preciso daquilo” e muitas vezes fico pensando “e o que você já tem e o que você já é?”.

Se você quer mudar a sua alimentação e por consequência quer ter um hábito de vida mais saudável, você não precisa projetar lá na frente, você precisa projetar o agora, viver o agora e especialmente comemorar cada passo conquistado. Mas como Dani? Como eu descomplico? Que tal começar com esses 10 passos para você colocar em prática nos próximos dias?

Passos-para-alimentacao-saudavel

  1. 1 – Beba, pelo menos, 1 litro de água a mais do que você já consome habitualmente
    2 – Inclua um exercício físico na sua rotina, pelo menos, 4x na semana seguindo a orientação de um profissional de educação física – caso não consiga, torne-se mais ativo, faça caminhadas, movimente-se
    3 – Pense antes de fazer certas escolhas: “será que preciso de elevador ou posso ir de escadas?”, “preciso comer um doce agora ou apenas criei uma rotina de comer um docinho sempre após o almoço?”. Às vezes fazemos tudo sem pensar, vamos ligando o piloto automático, e isso pode dificultar você atingir seus objetivos
    4 – Faça pelo menos duas refeições com verduras e vegetais diariamente (Se você não gosta muito destes alimentos permita-se experimentar uma verdura ou legume diferente por semana)
    5 – Doces, sejam eles quais forem, deixe para momentos especiais, não inclua eles no seu dia a dia. O excesso de açúcar entre tantas coisas ruins, ainda prejudica o rendimento, nos deixando mais preguiçosos
    6 – Fast foods: será que eles precisam estar presentes no seu dia a dia? Você já parou para pensar na composição nutricional destes produtos e em como eles são preparados?
    7 – Frutas: inclua elas na sua alimentação, dê preferência para comer as frutas cruas do que consumi-las na forma de sucos. E, se possível, sempre consuma as frutas com sementes, oleaginosas ou grãos (linhaça, chia, semente de girassol, semente de abóbora, castanhas, amêndoas, amendoim), pois assim lhe trarão mais saciedade
    8 – Inclua alimentos fonte de fibras como aveia, quinoa, leguminosas, alimentos integrais (de verdade) no seu dia a dia para auxiliar no funcionamento do seu intestino e, também, ajudar na modulação da insulina
    9 – Descanse. Hora de dormir é hora de dormir, não é hora de celular, de televisão, etc
  2. 10 – Mantenha a cabeça forte, firme, positiva… pensamentos elevados sabe? Discussões desnecessárias, ignore; pessoas negativas, afaste; sentimentos ruins, não deixe se instalar. Eu sei, não é fácil, o mundo às vezes nos joga num furacão, mas saiba que você pode estender a mão e achar uma ajuda! Sempre digo que para cada tombo que levo, tenho duas mãos que aparecem para me ajudar a me erguer… sabe por quê? Porque tenho sempre, mesmo quando tudo parece desabar, uma sensação de que vou viver esse dia da melhor forma possível, porque amanhã ele já era.

Pensamento-positivo-viva-o-hoje

Enfim, às vezes eu sinto no dia a dia, convivendo com tantas pessoas, que a gente complica demais. A alimentação não é um bicho de sete cabeças, ela é um bicho de uma cabeça só… a sua! Por isso complexa, mas por isso também intensa e perfeita para você. Agora só precisas encontrar a sua!
Descomplique, pois você vai ver que ter hábitos de vida mais saudáveis é mais fácil e gostoso do que você imagina!

assi-dani3

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