Foto-saladas-saudáveis

Sem vontade de comer salada nos dias frios? Confira nossas dicas

Vou admitir que a combinação de salada e dias mais frios não soa muito bem. Geralmente, quando as temperaturas começam a cair ainda nos dias de outono, a vontade é de comer um alimento que aqueça o corpo e a alma, um alimento que conforte, uma sopa que lembre a infância ou um bolo recém tirado do forno. Se essas forem nossas escolhas, a salada servida fria realmente vai ficar em segundo plano. Mas, sabendo da importância de incluir verduras e legumes na nossa alimentação listamos algumas dicas do que podemos fazer para tornar esses alimentos mais atrativos.

– a primeira dica é assar, cozinhar no vapor, saltear, grelhar…enfim utilizar técnicas de preparo que envolvam o calor e assim possibilite que a receita seja servida quente. Atenção quando optar por cozinhar, pois se fizer esse preparo utilizando água, parte das vitaminas vão ficar no líquido, então prefira cozinhar no vapor.

– o uso de gordura durante a cocção também favorece a biodisponibilidade de alguns nutrientes, como é o caso do licopeno encontrado no tomate. Se você assar o tomate com um pouco de azeite de oliva irá conseguir aproveitar muita mais os benefícios deste antioxidante.

Foto-tomate-confitado

– utilize diferentes temperos para dar sabor a sua preparação (os temperos podem ser utilizados frescos ou secos, só lembre-se que os secos tem sabor e aroma mais intensos). Abaixo fiz um quadro com algumas saborosíssimas combinações, vale a pena se aventurar na cozinha e experimentá-las:

tabela

– adicione legumes e verduras em receitas que você prepara diariamente, assim você enriquece as preparações com as vitaminas, minerais e fibras destes alimentos. Algumas sugestões: coloque abóbora e couve no feijão, brócolis no arroz, cenoura na massa da panqueca, tomates nos ovos mexidos. Além disso, você pode incluir verduras e legumes nos seus lanches, preparando uma torta integral com vagem, cenoura e alho-poró ou um muffin de frango com abobrinha e espinafre ou mesmo um pão caseiro com beterraba.

Foto-sopas-saudáveis

– outra opção é preparar caldos e sopas para consumir como uma entradinha ou mesmo como prato principal. Neste momento, você deve usar e abusar das combinações de ingredientes para preparar deliciosas receitas.

Agora não tem desculpa para dispensar as verduras e legumes das suas refeições, mesmo porque elas são importantíssimas para fortalecer o seu sistema imunológico nestas estações mais frias!
Se você quiser aprender um pouco mais, estamos organizando um workshop culinário com a proposta de lhe ensinar a preparar receitas saborosas e aconchegantes cheias de nutrientes para os dias frios. Todas as receitas serão vegetarianas, sem glúten e sem lactose. Para maiores informações, clique aqui.

Foto-workshop-culinario-docevida

assi-manu.fw

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*