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CULTIVE BONS HÁBITOS DESDE A INFÂNCIA

Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde. E isso se estende a todas idades, inclusive para as crianças. Nesta fase da vida, a alimentação saudável favorece o crescimento e o desenvolvimento, além de contribuir para a formação de hábitos saudáveis.

Porém, a cada dia observa-se que as crianças estão consumindo mais alimentos industrializados ricos em açúcares e gorduras (isso sem falar nos conservantes, corantes, acidulantes….) e estão mais sedentárias, passando horas na frente da televisão ou de outros aparelhos eletrônicos. Diante desse cenário há uma preocupação com o aumento de doenças relacionada a esses fatores, como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas, com pequenas mudanças no dia-a-dia das crianças podemos prevenir essas doenças e promover saúde. A prática de atividade física é uma delas: os exercícios, além de serem benéficos para a saúde, promovem interação social, melhora de habilidades motoras e do humor. E a alimentação deve ser um importante aliado nesse momento. Abaixo encontram-se algumas dicas de quais nutrientes as crianças precisam e em quais alimentos encontrá-los.

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Energia
Durante a prática dos exercícios físicos, as crianças gastam mais calorias; portanto, precisam de uma maior quantidade de energia. Para saber qual a necessidade de cada um, deve-se considerar a rotina e o tipo de modalidade praticada, a ingestão alimentar diária, a idade e o índice de crescimento.

Hidratação
Beber água é importantíssimo em qualquer idade. Além da hidratação, a ingestão da bebida auxilia no sistema circulatório, além de processos fisiológicos como digestão, absorção e excreção, controla a temperatura corporal e transporte de nutrientes. A recomendação para as crianças que praticam atividades prolongadas é beber água de 15-20 minutos durante o exercício (mesmo não estando com sede), assim prevenimos a desidratação.

Carboidratos e Proteínas
Para as crianças fisicamente ativas, recomenda-se uma dieta rica em carboidratos, de preferência os complexos e integrais (pães integrais, cereais, arroz, massas e tubérculos) e diminuição do consumo de carboidratos simples (açúcar, guloseimas, balas e doces em geral). Quando consumidos antes dos exercícios, os carboidratos evitam a fadiga muscular e são ótimas fontes de energia durante a prática, melhorando a performance.
As proteínas, encontradas em produtos de origem animal como carnes, leite e derivados e também em leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) são essenciais para o crescimento e recuperação dos músculos.
O consumo de proteínas e carboidratos após a atividade é importante para a reposição das reservas energéticas das crianças.

Vitaminas e Minerais
Como estão em fase de crescimento, alguns nutrientes são mais necessários, como é o caso do cálcio e do ferro. O primeiro encontra-se em leites e derivados, peixes e vegetais de folhas escuras, como brócolis, couve e quiabo. É fundamental para a mineralização e manutenção óssea. O ferro tem como funções a formação de hemácias, transporte de oxigênio para as células e tecidos, além da produção de enzimas. Alimentos ricos neste mineral são: leguminosas e folhas verdes escuras. No entanto, seu consumo deve ser acompanhado por fontes de vitamina C (laranja, limão, kiwi, morango, maracujá) para melhor absorção em nosso organismo.
Frutas e verduras devem ser inseridos na alimentação das crianças desde pequenos. Quanto mais cedo eles entrarem em contato com esses sabores, maior será a chance de gostarem na fase adulta. Além disso, a ingestão deve ser a mais variada possível, para que os pequenos consigam todos os nutrientes necessários e possam conhecer diferentes alimentos.

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Possuir uma rotina de exercícios melhora a concentração e a responsabilidade das crianças. E quando praticados ao ar livre, melhor ainda! Atualmente a maioria das crianças passa horas em ambientes fechados, tendo pouco contato com a natureza. Leve seu filho a algum parque de sua cidade para uma caminhada ou para jogar algum esporte. Além de proporcionar um momento em família, vocês ainda respiram um ar mais puro, entram em contato com plantas e animais e, principalmente, com outras crianças.

Pais, incentivem a prática de atividade física e uma rotina alimentar saudável. E, principalmente, espelham seus pequenos, pois vocês são seus maiores exemplos!!

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