FOTO_DESTAQUE

NÃO TENHO TEMPO PARA COZINHAR, E AGORA?

Ao ler o último post, podemos perceber as vantagens de preparar refeições em casa, e também que é possível, com planejamento, colocar a mão na massa e ir para a cozinha. Contudo, sabemos que a rotina das pessoas está cada vez mais corrida e muitas vezes fazer refeições fora de casa acaba sendo a opção mais escolhida. Mesmo assim, não é desculpa para descuidar da alimentação!

O primeiro passo é a escolha do local. É importante atentar para alguns aspectos como:

– Observe se o estabelecimento apresenta condições de higiene adequadas e se os funcionários estão utilizando toucas e uniformes limpos. Os locais com constante movimento de clientes exigem uma boa rotatividade dos alimentos, e com isso você encontrará preparações sempre frescas.

– Certifique-se de que o local disponibiliza alimentos variados, contemplando aqueles que fazem parte do seu hábito alimentar.

– O ambiente deve possibilitar que você realize sua refeição com calma e tranquilidade, prestando atenção no que está comendo e saboreando os alimentos.

FOTO_01

Após definir o local, busque fazer escolhas inteligentes:

– Os restaurantes do tipo bufê por peso costumam apresentar uma grande variedade de alimentos. Evite pegar “um pouco de tudo”, pois perdemos a noção do que realmente estamos comendo. A dica é: dê uma olhada no bufê antes de começar a se servir e já escolha o que vai comer;

– Consuma diariamente saladas cruas e cozidas, tempere com ingredientes naturais, como azeite de oliva, vinagre, limão, pimenta, sementes. Os temperos prontos apresentam quantidades elevadas de sódio e de conservantes;

– Inclua alimentos integrais, eles não foram submetidos ao processo de refinamento e, por isso, conservam vitaminas, minerais e fibras.

– Dê preferência às carnes grelhadas ou assadas;

– As frutas frescas são ótimas opções para sobremesa;

– Para beber opte por sucos naturais e água, evitando os refrigerantes e sucos em lata ou em caixinha;

– Não consuma alimentos excessivamente gordurosos que dificultam a digestão podendo provocar sonolência e atrapalhar o rendimento no trabalho

FOTO_02

O que oferecer para as crianças quando os pais vão comer fora?

Muitos pais têm dúvidas do que oferecer às crianças quando vão a restaurantes. É comum que o escolhido seja o “prato kids”. Porém, no intuito de agradar a garotada esses pratos, geralmente são constituídos de frituras, molhos e preparados de carne, como hambúrguer ou nuggets. Além disso, poucas vezes os pratos acompanham saladas e legumes, alimentos indispensáveis para o desenvolvimento e crescimento infantil.

O ideal é seguir as dicas listadas acima e tentar oferecer alimentos que ele consome no seu dia a dia e que sejam saudáveis. Sempre coloque no prato uma opção de legume ou verdura, uma opção de carboidrato – preferencialmente não frita (o macarrão geralmente é muito bem aceito pela criançada) e uma fonte de proteína. Se seu filho é fã de arroz com feijão, aposte nessa opção, pois ali já temos uma perfeita combinação de carboidrato e proteína vegetal.

É possível sim ter uma alimentação equilibrada mesmo nessa rotina corrida! Realize suas refeições de forma consciente e prazerosa. Adote hábitos benéficos para você e não deixe sua saúde em segundo plano!

Para lhe ajudar com essas escolhas, segue uma lista de estabelecimentos de Floripa com ótimas opções de refeições saudáveis:

– Bris – Take Away: o restaurante produz sanduíches, hambúrgueres, quiches, saladas, sucos e sobremesas sem glúten e sem lactose com o máximo de ingredientes orgânicos possíveis, além de opções vegetarianas e veganas. Você pode comer por lá ou levar para casa/trabalho.
– Ubaiá: empório de produtos naturais com aconchegante espaço para fazer suas refeições (café da manhã, café da tarde e almoço) com opção para veganos.  
– Mercado Sehat: oferecem opções de pratos sem glúten, sem lactose e veganos para café da manhã, almoço, lanche e jantar.
– Mercado São Jorge: além do buffet com variadas saladas e pratos saudáveis no almoço, tem opções para café da manhã e lanche da tarde. 
– Natú: restaurantes com lanches, sucos, açaí, smoothies, coxinha fit, hambúrgueres, tapiocas saudáveis – com opções veganas.– Central Restaurante: restaurante com bufê por peso com grande variedade de saladas e alimentos orgânicos.

– Mundo verde – Centro: loja de produtos naturais com espaço para realizar suas refeições, deliciosas opções para almoço e lanches.

– Saladices: restaurantes com delicioso cardápio de saladas, tem opções de saladas prontas ou você pode montar a sua. Além de saladas tem sucos, iogurtes e saladas de frutas para os lanches.
Fresh Bowl: saladas criativas para montar, pratos e lanches naturais.

assi-luisa.fw

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*