Imagem_destaque

5 DICAS PARA FACILITAR SEU DIA A DIA NA COZINHA

No post passado falamos da importância de cozinhar suas refeições, mas infelizmente muitas pessoas não conseguem fazer disso um hábito ou uma atividade prazerosa. Então, resolvi te dar algumas dicas que vão facilitar bastante o seu dia a dia:

1 – Planeje o que você vai cozinhar: para iniciar faço um cardápio (sua nutricionista pode lhe ajudar com isso), descrevendo as refeições que terá que preparar ao longo da semana. Depois, liste o que irá comprar de acordo com o cardápio planejado, desta maneira você não vai exagerar nas compras e evitará colocar “besteiras” no carrinho, além de tornar sua ida ao mercado muito mais rápida.

Imagem_01 (1)

2 – Conserve adequadamente verduras e legumes: para que esses alimentos durem mais tempo você deve mantê-los na geladeira ou em locais frescos. Alguns alimentos, como beterraba, cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, cebola, batata, abóbora, tomate duram mais de uma semana na gaveta na geladeira. Você pode simplesmente guardar eles em saquinhos plásticos e lavá-los antes de utilizar. Já os folhosos (alface, rúcula, agrião, couve, entre outras) devem ser lavados e todo o excesso de água deve ser retirado – isso pode ser feito através de secadores próprios para folhas ou com o uso de papel toalha. Depois, coloque-os em sacos plásticos ou em potes fechados e também armazene na geladeira.

3 – Frutas para consumir a qualquer hora: muitas pessoas acabam comendo somente banana e maçã, pois são fáceis de descascar ou não precisam ser descascadas. Então, para variar as frutas que serão consumidas ao longo da semana, escolha alguns tipos de sua preferência e já deixe elas prontas para o consumo: descasque (quando necessário),  pique e coloque dentro de potes fechados na geladeira. Que #orgulhodanutri abrir a geladeira e ver um pote com fatias de manga, outro com rodelas de abacaxi e outro com pedaços de coco. E, caso alguma fruta fique muito madura, congele! Toda fruta madura em pedaços pode ser transformada em deliciosos sucos.

SONY DSC

4 – Reserve um dia para cozinhar: caso você não tenha muito tempo se organize para em um período preparar as refeições ou adiantar os pré-preparos da semana. Se você resolver já deixar as refeições prontas, porcione e congele ou deixe na geladeira para consumir em até 3 dias. Prefira utilizar potes de vidro com tampa para guardar os alimentos prontos, pois são mais fáceis de lavar e não contém substâncias tóxicas que podem migrar para os alimentos como os potes plásticos.

5 – Facilite o preparo: chegar em casa depois de um dia cansativo e ter que começar a cozinhar “do zero”, muitas vezes desanima e desmotiva. Então, se você já tiver algumas coisas pré-preparada em poucos minutos pode sair uma jantar maravilhoso:

– deixe os folhosos já lavados e corretamente armazenados

– alguns outros alimentos que serão consumidos crus também podem estar prontos: tomates já cortados, cenouras já raladas, pepinos em rodela

– deixe a salsinha, a cebolinha e o alho-poró picados e congelados

– deixe o alho picado em um pote com azeite de oliva na geladeira

– deixe a cebola picada e congelada (dependendo da preparação, a cebola congelada solta um pouco mais de água. Mas, se você tiver um mini-processador consegue em poucos minutos picar a cebola na hora do preparo)

– deixe o brócolis e a couve-flor cortados e congelados

– as carnes ou aves cruas podem estar porcionadas ou separadas em unidades para que você não precise descongelar uma quantidade maior que a necessária

– feijão, lentilha, arroz e quinoa em grãos são alimentos que podem ser preparados em maior quantidade, porcionados e congelados. A quinoa pode ser cozida como o arroz e depois, finalizada na hora de consumir, assim você adiciona o que tiver em casa (ex: tomate cereja e espinafre refogado ou cenoura ralada e tempero verde)

– algumas opções de molhos, como molho de tomate e molho pesto também podem ser preparados em maiores quantidades para serem congelados

Imagina chegar em casa e preparar um peito de frango grelhado acebolado acompanhado de espaguete de abobrinha com molho pesto e salada caprese em poucos minutos?! Tenho certeza que quando cada uma destas dicas fizer parte do seu dia a dia, cuidar da sua alimentação e da sua família será muito mais simples e prazeroso.

assi-manu.fw

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*