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PASSEIOS AO AR LIVRE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A COMBINAÇÃO PERFEITA

Agora que os dias já não estão tão quentes, que tal você reunir seus amigos e familiares para um passeio ao ar livre, como trilhas, caminhadas e piqueniques? Além do contato com a natureza, você movimenta o corpo e cuida da mente, e se aliar uma alimentação saudável a tudo isso, seu passeio só trará benefícios para sua saúde. Então, veja algumas dicas que preparamos para você:

– faça um refeição leve e completa antes de iniciar o passeio, consuma alimentos fonte de proteínas e carboidratos, e não inicie a atividade em jejum. Um bom exemplo seria: manga + ovos cozidos ou mexidos + batata doce cozida ou um pão integral (atente-se para o rótulo e veja realmente se a farinha integral é o primeiro ingrediente da lista) ou um iogurte natural + aveia + banana. Ah, tome uma xícara de café preto (sem adoçar) para ajudar a despertar.

– opte por levar alimentos naturais e saudáveis, como: frutas, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e amendoim sem adição de sal), biscoitos integrais, sementes, bolos integrais, barrinhas de cereal e proteínas (atenção também a lista de ingredientes….não consuma nada que você não reconhece como alimento)  e frutas secas (damasco, uvas passas, ameixas). Uma pequena lancheira térmica será uma boa opção para conservar os alimentos.

– uma boa opção é o snack de grão de bico temperado. Para o preparo, deixe os grãos de molho por pelo menos 8h, descarte a água do remolho e cozinhe-os com uma nova água. Após cozidos, distribua os grãos em uma forma, regue com azeite de oliva e o tempero de sua preferência (páprica doce, orégano, açafrão, curry, alecrim) e leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 30 minutos ou até ficarem crocante . Dica: a cada 5 minutos dê uma misturada para que fiquem bem crocantes.

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– não fique muito tempo sem comer. Seu corpo precisa de energia! Opte por comer com frequência ou quando estiver com fome, consuma pequenos lanches para disponibilizar energia ao seu organismo.

– leve muita água para se hidratar. Não espere estar com sede para beber água, procure sempre estar se hidratando.

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– se você não é muito fã de tomar água natural, que tal preparar uma água saborizada? Na noite anterior, coloque em uma jarra de vidro água, fatias de abacaxi, folhas de hortelã e canela em pau. Deixe na geladeira até o momento que estiver saindo de casa.

evite levar alimentos perecíveis, pois estragam mais facilmente com o calor, como ovos, carnes, aves, leite e derivados.

– caso queira levar algo mais completo, como um sanduíche, certifique-se que o recheio não estrague fora da geladeira e que o mesmo esteja armazenado em um recipiente térmico. Dicas de recheio: pasta de grão de bico (hommus), pasta de amendoim ou “requeijão” de castanha.

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evite consumir bebidas alcoólicas para não causar acidentes nem diminuir seu rendimento.

Além de planejar a sua alimentação, lembre-se de usar roupas leves e confortáveis, passe protetor solar e repelente, use boné e óculos escuros. Também é importante levar uma sacola plástica para colocar o seu lixo e o lixo que você encontrar pelo caminho.

Alongue-se antes e depois do passeio e escute o seu corpo, vá num ritmo agradável, admire a paisagem e a boa companhia. Boa diversão!!!

assi-gabi.fw

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