Postagem_6_imagem_1

DESCUBRA PORQUE É IMPORTANTE VOCÊ COZINHAR SUAS REFEIÇÕES

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais falando e pensando em comida, mas estão se dedicando cada vez menos ao preparo de suas refeições. Inúmeros são os motivos para esse distanciamento: falta de tempo, aumento da oferta de alimentos prontos para o consumo, preferência por realizar outras atividades, não saber cozinhar…a lista de “desculpas” geralmente é enorme, por isso resolvi escrever este post sobre a importância de cozinhar e fazer com que você reflita sobre sua relação com o alimento.

Quem cozinha sabe exatamente quais são os ingredientes daquela receita, conhece a origem e a qualidade, e com isso pode fazer escolhas mais saudáveis, diferente de quem come fora de casa ou consome alimentos processados. Você já se perguntou como é preparado um bife em um restaurante? Que temperos são utilizados, como deixam a carne macia e que cuidados tiveram ao preparar essa carne? Não estou querendo que você desconfie de todos os restaurantes que está frequentando, mas estou querendo que você veja o quão bom é saber como aquela receita foi preparada e o que realmente você está comendo.

Postagem_6_imagem_2

O Guia Alimentar para População Brasileira, publicado em 2015 pelo Ministério da Saúde, incentiva o ato de cozinhar e comer alimentos in-natura e, com isso, reduzir o consumo de alimentos processados. Seguindo essas orientações, você consumirá mais vitaminas, minerais e fibras e irá reduzir o consumo de açúcar, sal e substâncias químicas (corantes, aromatizantes, espessantes, conservantes, etc). Nem preciso dizer o mal que tudo isso faz para a nossa saúde. Tem uma frase que eu gosto muito: “Não coma nada que sua avó não reconheça como alimento”. Pare agora de ler esse post e pegue um produto embalado na sua dispensa e me responda: Quantos ingredientes você ou sua avó não reconheceriam como alimento? Ficou surpreso?

Além de se alimentar melhor, quem cozinha cuida da saúde do corpo e da mente. O ato de cozinhar ajuda a relaxar, alivia sinais de estresse e a preocupação do dia-a-dia. E, se você preparar essa comida para compartilhar com familiares e amigos, há um fortalecimento de vínculos afetivos, de carinho e de cuidado.
Se você está se questionando: seria maravilhoso eu cozinhar minhas refeições, mas na rotina que tenho é impossível fazer isso diariamente. Então, vamos iniciar com um planejamento da semana: faça um cardápio, pense onde você vai estar em cada dia no horário das refeições. Depois, tenha em sua casa ou no seu trabalho os alimentos que você planejou consumir e preparar. E, para que você não passe muitas horas na cozinha, deixe alguns alimentos pré-preparados (no próximo post vou trazer algumas dicas para você conseguir facilitar o seu dia-a-dia na cozinha).

Postagem_6_imagem_3

Agora, se você acha que não sabe cozinhar, ainda dá tempo de aprender. Eu sempre gostei de comer e de experimentar pratos diferentes, observava minha mãe e avós cozinharem, mas pouco colocava a mão na massa. Minha aproximação com a comida aconteceu durante a faculdade de nutrição e se fortaleceu com o curso técnico de cozinha. Foi nesse momento que percebi que qualquer pessoa pode aprender a cozinhar e pode preparar deliciosas receitas. É tudo uma questão de vontade e de prática.

Use a cozinha como um laboratório, teste combinações, experimente temperos, substitua ingredientes…muitas vezes as receitas não ficam como gostaríamos, mas tudo isso é aprendizado para continuarmos tentando. E você verá como cozinhar é contagiante.

Processed with VSCO

Unindo o amor pela cozinha e a paixão pela nutrição, o #timedocevida promove há mais de 4 anos workshops culinários. Sempre buscamos ensinar receitas práticas, saudáveis e saborosas para que você possa fazer no seu dia-a-dia. Através desses workshops queremos desmistificar que comer uma refeição saudável vai muito além de comer frango grelhado com salada, queremos mostrar o universo de possibilidades que existe. Então, que tal começar a se aventurar mais na cozinha? Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Clique aqui e descubra a gastronomia saudável

 

assi-manu.fw

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*