bolo-de-banana-saudavel

Deixe sua vida doce sem usar açúcar

Formigas de plantão, leiam com muita atenção essa postagem (kkkkk). Dando continuidade a série de posts sobre como preparar receitas mais saudáveis, vamos falar sobre como fazer doces (ou adoçar preparações) sem usar açúcar. Será que é possível?

Um alternativa para substituir o açúcar nas receitas é utilizar as tâmaras. Para quem não conhece a tâmara é uma fruta que quando seca tem um sabor doce bem intenso (e geralmente encontramos para comprar em lojas de produtos naturais, juntamente com as outras frutas secas – ameixas, uvas passas, damascos, banana. Por sinal, todas as frutas secas tem um sabor mais doce do que a fruta in natura e podem ser utilizadas para adoçar preparações).

As tâmaras podem ser utilizadas no preparo de vitaminas, sucos, smoothies e geleias. Também são excelentes substitutos do açúcar em bolos, tortas, brownies e pães. Além de deixar suas receitas naturalmente doces, elas deixam com uma textura macia e úmida.

tamaras-substituir-acucar

Outra alternativa, principalmente para o preparo de bebidas ou sorvetes, é adicionar um pedaço de banana (mas escolha uma banana bem madura). Além de deixar sua bebida mais adocicada, irá trazer uma consistência mais firme. O suco de maçã ou purê de maçã também é muito utilizado no preparo de bebidas (se você tiver o costume de ler a lista de ingredientes dos sucos industrializados, muitos deles que não tem adição de açúcar ou adoçante, tem suco de maçã) e, também, pode ser utilizado no preparo de bolos, muffins e geleias. Nestas preparações, quando incluir o suco ou purê de maçã, reduza ou substitua os ingredientes líquidos para poder dar ponto na massa.

As essências também são uma boa alternativa para dar sabor e ajudar a reduzir a quantidade de açúcar. O ideal é você preparar a sua própria essência (1 fava de baunilha + 200 ml de vodka), assim você evita consumir todos os aditivos alimentares das essências prontas e o sabor é incrivelmente melhor.

essencia-de-baunilha

Algumas especiarias, como a canela, o cravo, o anis e o cardamomo dão um sabor especial a receita e com isso você pode reduzir a quantidade de açúcar. Podemos pensar neste caso como o sal, quanto mais ervas e especiarias colocamos na comida, menor pode ser a quantidade de sal utilizada. A lógica é a mesma: dê mais sabor aos seus doces e reduza a quantidade de açúcar.

Na próxima postagem, vou trazer algumas receitas utilizando esses substitutos do açúcar. E se você testar alguma receita em casa com essas dicas, conte para nós.

assi-manu.fw

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*