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Como cuidar da sua alimentação durante a gestação

É sabido que durante a gestação a mulher ganha peso, tanto pelo próprio peso do bebê, da placenta e do líquido amniótico, como pelo aumento de alguns tecidos maternos (crescimento do útero, aumento do volume das mamas e expansão do volume sanguíneo). Se formos colocar na balança todos esses “ganhos”, a gestante teria um aumento de 7 a 12 kg durante a gestação (o peso vai variar de acordo com o peso pré-gestacional. Essa média, seria para mamães que estão com um peso pré-gestacional adequado). Porém, nem sempre o ganho de peso acontece dessa maneira. Há mães que não se preocupam muito com a alimentação, outras se preocupam tanto que fazem absurdas restrições, ainda há aquelas que querem comer tudo o que veem pela frente ou têm milhares de desejos e vontades.

Por isso, para não ganhar peso em excesso e conseguir voltar rapidinho a forma é preciso manter uma alimentação equilibrada durante toda a gestação. Um pensamento errôneo é dizer que a gestante deve comer por dois. Um excesso de ingestão calórica pode levar a um excessivo ganho de peso e com isso trazer complicações para o desenvolvimento do bebê, além de colocar em risco a própria saúde da mãe, podendo desenvolver diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e anemia.

Outro erro bem comum é fazer dietas de emagrecimento durante o período gestacional, especialmente quando a futura mãe já está acima do peso antes da gravidez, sendo que essa restrição alimentar pode ocasionar deficiência de nutrientes importantes para a formação e crescimento do feto.

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Então, para que você tenha uma gestação tranquila, e uma boa recuperação, fique atenta as nossas dicas:

– Coma devagar e mastigue bem os alimentos, saboreando-os. Concentre-se na refeição, realizando-a em ambiente claro e calmo.
– Consuma alimentos variados ao longo do dia e da semana, no que diz respeito às frutas, verduras, legumes e grãos para oferecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê (de acordo com a semana gestacional, há necessidade de oferecer mais ou menos os nutrientes. Ex: após a décima quarta semana é necessário aumentar a oferta de proteína)
– Consuma diariamente frutas, verduras, legumes e alimentos integrais, pois além da oferta de vitaminas e minerais, eles fornecem fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.
– Evite ao máximo consumir alimentos industrializados como: bebidas gaseificadas, refrigerantes, embutidos, temperos prontos, comidas prontas, molhos prontos
– Não consuma bebida alcoólica e adoçantes
– Evite consumir café, canela, chás, chocolate, tempero e especiarias
– Busque sempre que possível consumir alimentos orgânicos
chá estimulantes, gorduras e frituras
– Não pule refeições, pois as reservas de energia do corpo se esgotam e pode ocorrer perda de massa muscular

E finalmente, faça atividades físicas orientadas, pois durante a gestação o corpo é muito solicitado para suportar o aumento de peso, a pressão na coluna e nas pernas. O exercício irá ajudar você a enfrentar esses momentos de forma mais preparada e sem muito sofrimento.

Pregnant mixed race woman power walking in park

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