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Como conciliar uma alimentação saudável em viagens de férias?

Há duas semanas fui para Buenos Aires nas minhas mini-férias e, por coincidência ou não, cada vez mais o assunto alimentação durante as viagens de férias apareceu nas minhas consultas e no meu dia-a-dia. Então, resolvi escrever um pouco daquilo que tenho dividido com meus clientes para que possam aproveitar as férias, mas tomando alguns cuidados em relação a alimentação.
Para quem me conhece, sou uma pessoa e nutricionista que adora experimentar alimentos de diferentes culturas, que sai com os amigos para beber um chopp, que gosta de cozinhar e testar novas receitas…então, pode ficar tranquilo que as dicas a seguir tem uma boa pitada de bom senso e equilíbrio.

Dica 1: Tenha sempre uma garrafinha com água na mochila ou na bolsa, principalmente se você vai caminhar muito e não sabe se terá algum local para comprar, previna-se e já saia com a sua garrafinha.

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Dica 2: Evite ficar muitas horas sem se alimentar (sempre leve na mochila ou na bolsa uma fruta, oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, frutas secas ou desidratadas, biscoitos integrais ou barrinhas de cereais/ frutas/ proteína). Se você vai para um local onde não tem o que comprar, leve de casa (do mesmo jeito que você se organiza para fazer a mala, se programe para fazer a sua lancheira). Se você vai para um país/ cidade que há produtos diferentes daqueles que você consome no seu dia-a-dia, experimente. Mas, fique atendo a lista de ingredientes e a rotulagem nutricional para ter certeza que o produto é saudável.

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Dica 3: Capriche no café da manhã. Mesmo que você vai fazer essa refeição em um hotel, casa de amigos/ familiares ou em um apartamento alugado, faça opções inteligentes, pois essa refeição é importante para você conseguir aproveitar mais um dia de férias. Aproveite para consumir uma fruta, pois, talvez, será a única fruta que você vai consumir ao longo do dia (além das vitaminas e minerais, a fruta lhe fornecerá fibras, que vão auxiliar no funcionamento do intestino. Geralmente quando estamos fora de casa o intestino fica mais preguiçoso, então temos que ajudá-lo). Incluia nesta refeição um cereal integral (granola, aveia, pão, bolo) e uma boa fonte de proteína (geralmente em hotéis você sempre encontra ovos mexidos, iogurte, queijos brancos….ótimas escolhas para esse momento). Evite nessa refeição comer muitos pães, bolos, biscoitos ou tortas…se estiver com vontade, escolha apenas um tipo, você vai ter outros dias para provar os outros alimentos, então não precisa comer tudo de uma única vez.

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Dica 4: Provavelmente você não terá horários fixos para fazer as atividades e isso acaba “bagunçando” um pouco a sua alimentação. Então, mesmo que você opte por fazer um lanche no almoço e/ou no jantar, escolha aqueles que tenham verduras, uma fonte de proteína e de carboidrato.

Dica 5: Se for consumir bebida alcoólica, intercale com água, não beba de estômago vazio e evite o exagero.

Dica 6: Não exagere no jantar, nem em quantidade e nem escolhendo alimentos não tão saudáveis (como alimentos muito gordurosos) que podem dificultar sua noite de sono e com isso impedir que você descanse o suficiente para aproveitar o dia seguinte.

Aproveite ao máximo, experimento os alimentos locais, conheça lindos lugares e descanse. Boas férias!
 assi-manu.fw

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