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Faça boas escolhas alimentares nas festas juninas

Gente, logo mais começarão as festas juninas (que eu adorooooo)! Comida boa, bebida para aquecer o frio, música animada e muita diversão! Mas, como sabemos que você não vai em apenas uma festa junina e que terá muitas outras festas e eventos ao longo do ano, vou lhe dar algumas dicas para fazer escolhas conscientes no próximo arraial.

PIPOCA: a pipoca preparada na panela com um pouco de manteiga ou azeite é uma ótima opção. Ela é fonte de carboidrato e tem muita fibra, então não eleva rapidamente a glicemia. Apesar de ser um alimento saudável, se você colocar MUITA manteiga, sal, açúcar, corantes, bacon (sim, já vi vender pipoca com bacon), ela não será a melhor opção da festa junina!

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PINHÃO: o pinhão é um dos queridinhos dos nutricionistas. Ele tem carboidratos complexos e muitas fibras que dão saciedade, auxiliam no equilíbrio intestinal, recuperando a flora e contribuindo para o sistema imunológico. Além disso, tem minerais importantes como ferro, cobre, zinco, magnésio, cálcio e fósforo e vitaminas do complexo B. Você pode consumi-lo cozido ou assado e em preparações como entrevero ou paçoca de pinhão. Atenção: fique atento a como esses pratos são preparados e quais ingredientes são utilizados…conseguimos fazer versões bem saudáveis deles, é tudo uma questão de escolha.

BERGAMOTA: conhecida como bergamota, mexerica ou vergamota, essa fruta além de ter fibras, também tem muita vitamina C…e o melhor, quando estiver bem madura é uma ótima opção para adoçar seu paladar.

MILHO: o milho cozido (não estou falando do milho em lata, ok?) também é um alimento rico em fibras e carboidratos complexos, além de ter uma quantidade significativa de proteína (100g de milho tem aproximadamente 9g de proteína).

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Além dessas delícias, toda mesa tem inúmeras opções de doces (doce de abóbora, doce de amendoim, bolos, quindim, maçã do amor, pé-de-moleque, paçoca, canjica, arroz doce, entre outros). Muitos destes doces, são preparados com ingredientes saudáveis, como frutas, oleaginosas ou legumes, mas todos também tem muito açúcar. Então, escolha um doce que mais lhe agrade para comer…não tem necessidade de experimentar todos (festa junina tem todo ano e sei que você acaba comendo doces em outros eventos ou mesmo no dia-a-dia…então não abuse). Ah, tem o quentão também que é rico em antioxidantes, mas também tem muito açúcar e álcool. Por isso, não exagere e intercale o consumo com água.

Aproveite essa época que saborear essas delícias, mas lembre-se das nossas dicas e faça escolhas conscientes!

assi-manu.fw

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